segunda-feira, 27 de maio de 2013

26/05/2013 :: Yellowstone

Levantamos às 7h, tomamos um café reforçado e às 8h já estávamos na estrada. Entramos no Yellowstone National Park às 9h e nossa primeira parada foi no Mamouth Springs, um pequeno monte com várias fontes de água super quente e sulfurosa que saem de diversos pontos e descem monte abaixo de diversas cores. Conforme descem, os minerais que elas carregam vão formando vários degraus onde a água vai empoçando, muito legal.


E então seguimos para o sul, e no caminho bisões e outras fontes super quentes, rios, vales e florestas formavam uma paisagem fantástica.
Chegamos ao Norris Point 20 milhas depois e vimos nosso primeiro geiser, o Steamboat.  Apesar do cheiro forte de enxofre, o geiser é um espetáculo. É como uma galeria subterrânea, que vai enchendo de água quente até que a temperatura e pressão sejam suficientes para fazer a água jorrar a alguns metros de altura por um buraco no solo. E acontece a todo momento a cada intervalo de alguns minutos, que geralmente é irregular.


Seguimos mais algumas milhas ao sul e vimos algumas piscinas coloridas escaldantes de onde saia uma nuvem úmida e fedorenta tão densa que quase não nos deixava respirar. Mas sem dúvida, valeu a pena.


Mais algumas milhas ao sul chegamos a uma das estrelas do parque, o Old Faithful. Em português poderia ser algo como o Velho Pontual. Um geiser que jorra água a uns quinze metros de altura a cada 90 minutos. Então é engraçado ver o local enchendo e esvaziando e turistas a cada hora e meia. Sabemos disso porque chegamos lá no exato momento em que o espetáculo tinha acabado e tivemos que esperar os 90 minutos completos até a próxima erupção. Aproveitamos para fazer um lanche.


Saímos de lá 90 minutos mais tarde e seguimos a leste costeando o lago Yellowstone, ás 16:40h estávamos exaustos e paramos para uma soneca de 40 minutos antes de seguir. Mal retomamos a estrada demos de cara com outra estrela: um filhote de urso pardo já causava um pequeno congestionamento nas vias do parque, também paramos para uma foto. Antes de sair do parque encontramos outro urso. Pausa para uma foto e seguimos para o lugar programado para o merecido descanso, a... 500 km dali. Mais de 5h de viagem. 


Ainda antes de sair do parque passamos por um ponto onde a altitude era de quase 3000 metros e vimos a paisagem se tranformar de floresta de altitude para deserto enquanto saíamos pela estadual 14 de Wisconsin, uma estradinha muito solitária, onde encontramos uma localidade chamada Emblem, que ostentava orgulhosa uma placa que dizia: "população: 10". 
Vimos umas formações rochosas bem vermelhas e entramos em uma fenda numa montanha, tão estreita que podia ser interrompida a qualquer momento por uma rocha que caísse lá de cima. Depois subimos de carro pelas paredes de um canyon estreito da Big Horn National Forest, e enquanto ia anoitecendo, subimos, subimos, subimos tanto que logo  era escuro, veados cruzavam a estrada a todo momento, a temperatura externa marcava 34*F (1*C) e estávamos cercados de neve! Já passava das 21h  quando começamos enfim a descer por uma estrada que só podemos comparar a descida da Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina. Numa escuridão completa, curvas de quase 180* se revezavam para a esquerda e para direita. E quando chegamos ao fundo ainda faltavam 80km para chegar a Buffalo, onde estava nosso hotel. Chegamos às 23h. E amanhã tem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário